Este ou Esse

Este ou Esse ???

O "este" refere-se a tudo que está próximo no presente e no futuro de quem fala. Se algo ainda persiste (o dia, a semana, a estação, o momento...), emprega-se o "este". Ao começar a aula, o professor dirá: "na aula de hoje, veremos estes empregos do verbo". Ao falar do tempo, pode-se dizer: "nesta estação, está chovendo muito", "durante este dia, está fazendo calor". Ao designar alguém a outrem: "esta a moça de que lhe falei".

O "esse" refere-se a tudo que faz parte do passado ou que está próximo da pessoa com que se fala. Terminada a aula, o professor dirá: "nessa aula, abordamos..." Em "nessa estação, choveu muito", "nesse ano, estourou a guerra", "foram esses dias que marcaram minha vida", o demonstrativo determina época já transcorrida.



PARA NÃO ERRAR MAIS:

Este // esta:
Usado nos casos em que a pessoa ou coisa está próxima de quem fala. Exemplo: Esta estátua é minha; este homem é meu marido.

Também são usados quando nos referirmos a um lugar onde alguém está. Exemplos: Este hotel pertenceu à família de uma amiga; esta piscina precisa ser reformada.

Indicam, ainda, um período de tempo que ainda não terminou. Exemplos:
Este mês estaremos em Lisboa; esta semana começo em um novo emprego.

Pode-se usar o este ou esta para, numa oração, identificar o termo mais próximo. Exemplos: Joana e Cláudia estavam no mesmo avião; esta (Cláudia), porém, desceria em Havana.

Esse //essa:
Usado nos casos em que a pessoa ou coisa está afastada de quem fala. Exemplos:Preciso que você me empreste esse livro; cuidado, essa cadeira está quebrada.

Esse ou essa pode ser usado para designar alguma coisa que já passou. Exemplo: Esse mês (que passou) foi o pior para o comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário