Período Composto

PERÍODO COMPOSTO


As orações podem ser constituídas da seguinte forma:

Períodos simples » são aqueles formados por uma só oração.

Exemplo:

O mar estava calmo. (Aparece apenas um verbo: estava. Logo, período simples).

Períodos compostos » são aqueles formados por duas ou mais orações.

Exemplo:

A sessão começou calma e terminou agitada. (Aparecem dois verbos: começou e terminou. Logo, período composto).

O período composto pode ser classificado em:

Coordenação;
Subordinação.

Nesse primeiro tutorial falaremos sobre Período Composto por Subordinação, cujo período é formado por uma oração principal e uma oração subordinada.

As orações subordinadas podem ser:

- oração subordinada substantiva;
- oração subordinada adjetiva;
- oração subordinada adverbial.

ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS


Como o próprio nome diz, são orações que exercem as funções sintáticas dos substantivos. Vejamos como são classificadas e quais as funções exercidas:

CLASSIFICAÇÃO DA ORAÇÃO FUNÇÃO EXERCIDA
Subjetiva Sujeito da oração principal
Objetiva direta Objeto direto do verbo da oração principal
Objetiva indireta Objeto indireto do verbo da oração principal.
Predicativa Predicativo do sujeito da oração principal.
Completiva nominal Complemento nominal de um termo da oração principal.
Apositiva Aposto de um termo da oração principal.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA SUBJETIVA


Exerce a função de sujeito da oração principal.

Exemplos:

É necessário que você estude o projeto.

Foi decidido que o veículo fará uma revisão completa.

Sabendo que a oração subordinada substantiva subjetiva funciona como sujeito, não poderá haver sujeito dentro da oração principal.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA


Funciona como objeto direto do verbo da oração principal.

Exemplos:

Os estudos mostram que muitos jovens são viciados em álcool.

O gerente explicou que metas foram alcançadas.

ORAÇÃO SUBORDINADA OBJETIVA INDIRETA


Funciona como objeto indireto do verbo da oração principal. Assim como o objeto indireto, a oração subordinada objetiva indireta é iniciada por uma preposição.

Exemplos:

A empresa necessitava de que a mercadoria fosse entregue.

Os trabalhadores aspiram a que respeitem seus direitos trabalhistas.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA COMPLETIVA NOMINAL


Funciona como complemento nominal de um substantivo, adjetivo ou advérbio da oração principal.

Exemplos:

Roberto estava convicto de que Elis voltaria.

A estudante estava esperançosa de que a prova sobre o sistema biológico fosse fácil.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA PREDICATIVA


Exerce a função de predicativo do sujeito da oração principal.

Exemplos:

Nossa esperança é que as nações busquem a paz.

Nossa preocupação era que Roberto permanecesse doente.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA APOSITIVA


Funciona como aposto da oração principal, ou seja, funciona como uma explicação de uma palavra da oração principal.

Exemplos:

A esperança dos países pobre é uma: que a distribuição de renda seja mais justa.

Só lhe peço isso: que me obedeça.

A seguir veremos alguns exercícios resolvidos.

Nas frases abaixo o termo destacado tem sua função sintática indicada entre parênteses. Vamos substituí-lo por uma oração subordinada substantiva equivalente.

a) É aconselhável a sua permanência na sala. (sujeito)

É aconselhável que você permaneça na sala.
                            Oração subordinada substantiva subjetiva

b) Só esperávamos uma coisa: a chegada do aniversariante. (aposto)

Só esperávamos uma coisa: que chegasse o aniversariante.
                                                    Oração subordinada substantiva apositiva

c) Divulgou-se a demissão do ministro.

Divulgou-se que o ministro foi demitido.
                          Oração subordinada substantiva subjetiva

ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA


São orações que têm o valor e a função do adjetivo. Sempre se referem a um substantivo ou pronome da oração principal. São sempre iniciadas por pronomes relativos (que, quem, qual, quanto, onde, cujo).

Exemplos:

O computador japonês causou boas impressões.
                                    Adjetivo

O computador que é japonês causou boas impressões.
                           Oração subordinada adjetiva

É um trabalho emocionante.
                                     Adjetivo

É um trabalho que emociona.
                          Oração subordinada adjetiva

CLASSIFICAÇÃO DA ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA


Dependendo do sentido que as orações subordinadas adjetivas têm no texto, elas podem ser classificadas como:

RESTRITIVAS
EXPLICATIVAS

ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA


São aquelas que restringem o sentido do substantivo ou pronome a que se referem.

Exemplos:

Os políticos que são honestos merecem nosso respeito.
                    Oração subordinada adjetiva restritiva

De acordo com a oração não são todos os políticos que merecem respeito, mas apenas um conjunto restrito, ou seja, aqueles que são honestos.

Ele implantou o sistema que nós desenvolvemos.
                                       Oração subordinada adjetiva restritiva

A oração que nós desenvolvemos restringe o significado da palavra sistema. Ele não implantou um sistema qualquer e sim um sistema específico, ou seja, o que nós desenvolvemos.

ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA EXPLICATIVA


São orações que servem para esclarecer melhor o sentido do termo a que se refere, explicando detalhadamente sua característica principal.

Exemplos:

O problema, que era de fácil resolução, deixou os alunos apreensivos.
                          Oração subordinada adjetiva explicativa      

O aluno, que era irresponsável, vivia faltando às aulas.
       Oração subordinada adjetiva explicativa

Veremos alguns exercícios resolvidos sobre oração subordinada adjetiva.

Transformar o adjetivo destacado em oração subordinada adjetiva:

a) Eles escreviam cartas emocionantes.

Eles escreviam cartas que emocionavam.

b) Os avós tinham atitudes agradáveis.

Os avós tinham atitudes que agradavam.


PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO


ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS


As orações subordinadas adverbiais exercem a função sintática de adjunto adverbial da oração principal.

Exemplo:

Eles chegaram quando amanhecia.
                   oração subordinada adverbial temporal

O fazendeiro vendeu as cabeças de gado porque precisava de dinheiro.
                                                                                      oração subordinada adverbial causal   

Observações:

Em sua forma desenvolvida as orações subordinadas adverbiais são introduzidas por conjunções e locuções conjuntivas adverbiais.

Quando reduzidas, não apresentam conjunções ou locuções conjuntivas. O verbo aparece no infinitivo, gerúndio ou particípio.

CLASSIFICAÇÃO DAS ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS


As orações subordinadas adverbiais são classificadas em função do sentido exposto pela oração. São elas:

TEMPORAL
CAUSAL
CONDICIONAL
PROPORCIONAL
FINAL
CONSECUTIVA
CONFORMATIVA
CONCESSIVA
COMPARATIVA

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL TEMPORAL


Expressa idéia de tempo, ou seja, o momento em que acontece ou começa a acontecer o fato da oração principal.

Iniciam-se por: quando, antes que, logo que, assim que, desde que, sempre que.

Exemplos:
Escreva-me sempre que você sentir saudades.
As pessoas começaram a acenar logo que a cantora apareceu na janela.

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CAUSAL


Expressa a causa do fato originado na oração principal. São iniciadas por: porque, já que, uma vez que, visto que, como.

Exemplos:
Porque era verão, a praia estava lotada.
Uma vez que tinha compromisso importante não aceitou o convite.

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CONDICIONAL


Impõe uma condição para que o fato contido na oração principal ocorra. Inicia-se por: se, caso, desde que, a não ser que, uma vez que, contato que.

Exemplos:
Você perderá o emprego caso chegue atrasado.
Aceitarei o cargo desde que a promessa seja cumprida.
O plano dará certo, contanto que a inflação continue sob controle.

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL PROPORCIONAL


Expressa uma relação de proporcionalidade entre o fato da oração principal e da oração subordinada. Inicia-se por: à proporção que, à medida que, quanto mais, ao passo que.

Exemplos:
À medida que a gasolina aumenta vários preços também aumentam.
Quanto mais prometem os políticos, menos acredito neles.

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL FINAL


Expressa a finalidade do fato contido na oração principal. Inicia-se por: a fim de que, para que.

Exemplos:
Fizemos à reunião para que todos entendessem o projeto.
Os desabrigados foram enviados aos ginásios escolares a fim de que ficassem protegidos do temporal.

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CONSECUTIVA


Expressa o resultado do fato relatado pela oração principal. Inicia-se pela conjunção que (precedida de tão, tal, tanto, tamanho).

Exemplos:
Estudou tanto para o vestibular que passou em primeiro lugar.
O professor foi tão aplaudido que ficou emocionado.
Jesus é tão importante que não podemos viver sem a presença Dele.

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CONFORMATIVA


Expressa idéia de conformidade com o fato relatado na oração principal. Inicia-se por: conforme, como, consoante, segundo.

Exemplos:
O juiz agiu conforme determina a lei.
Os computadores precisam de bons antivírus, segundo dizem os especialistas em segurança.
As cortinas foram abertas como nos instruíram.

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CONCESSIVA


Expressa uma idéia contrária ao fato contido na oração principal. Inicia por: embora, ainda que, mesmo que, se bem que, por mais que, por menos que.

Exemplos:
Por mais que eu estudasse não conseguia entender o problema.
Acredito nas leis, ainda que não sejam respeitadas.

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL COMPARATIVA


Expressa uma comparação entre o fato expresso pela oração subordinada e o expresso pela principal. Inicia-se por: como, assim como, mais... do que, menos... do que, tão... como, tanto... quanto.

o goleiro era tão rápido quanto o piscar de olhos.

O Brasil tem mais impostos do que serviços públicos decentes.

O problema do computador era menos crítico do que pensavam os especialistas.

A seguir alguns exercícios resolvidos.

1 - (Univ. Fed. Santa Maria-RS) - Leia, com atenção, os períodos abaixo:

I - Caso haja justiça social, haverá paz.

II - Embora a televisão ofereça imagens concretas, ela não fornece uma reprodução fiel da realidade.

III - como todas aquelas pessoas estavam concentradas, não se escutou um único ruído.

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as circunstâncias indicadas pelas orações destacadas.

a) tempo, concessão, comparação
b) tempo, causa, concessão
c) condição, conseqüência, comparação
d) condição, concessão, causa
e) concessão, causa, conformidade

Resposta: D

A oração I expressa uma condição para que haja paz: justiça social.
A oração subordinada no item II expressa uma idéia contrária ao fato exposto pela oração principal. A televisão oferece imagens concretas, mas não reproduz fielmente a realidade.
A oração III expressa a causa para não se escutar um único ruído: a concentração de todas aquelas pessoas.

A conjunção como estabelece diferentes relações de sentido entre a oração principal e a subordinada adverbial. Assinale a relação estabelecida.

Como havia chovido na véspera, os caminhões não conseguiram chegar à fazenda.

a) causa
b) conformidade
c) comparação

RESPOSTA: A

A causa para os caminhões não chegarem à fazenda foi a chuva.

Tudo aconteceu como eles haviam previsto.

a) causa
b) conformidade
c) comparação

RESPOSTA: B

O fato realizou-se de acordo, conforme eles haviam previsto.

O que vimos nesse último exercício, a conjunção como adquirindo vários significados, chama-se polissemia conjuntiva.

A conjunção como pode introduzir as seguintes orações:

causal - pode ser substituída pela conjunção porque;
comparativa - equivale a do mesmo modo que;
conformativa - equivale a de acordo com.




PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO


O período composto por coordenação é constituído por orações coordenadas.
Chamamos oração coordenada por não exercer nenhuma função sintática em outra oração, daí ser chamada também oração independente.

Exemplo:

Você trouxe o bolo, mas eu não o comi.
            Verbo                                                 verbo

O pedreiro chegou e começou o serviço.

As orações coordenadas podem ou não conter a presença de conjunções. Dependendo desta condição podemos classificar as orações coordenadas como:

ASSINDÉTICAS


Chamamos orações coordenadas assindéticas aquelas que não possuem conjunção.

SINDÉTICAS


As orações coordenadas sindéticas são aquelas que possuem conjunção.

ORAÇÕES COORDENADAS ASSINDÉTICAS


Coordenam-se umas às outras sem a presença de conectivo, conjunção.

Exemplo:
Amanheceu, acordei, admirei os primeiros raios solares.
O computador era potente, tinha velocidade, não possuía proteção.

ORAÇÕES COORDENADAS SINDÉTICAS


Coordenam-se umas às outras por meio de conectivo, conjunção.

Exemplo:
Olhei e comprei o presente.
Correu demais, por isso caiu.

CLASSIFICAÇÃO DAS ORAÇÕES COORDENADAS SINDÉTICAS


As orações coordenadas sindéticas são classificadas de acordo com as conjunções que as unem. Podem ser:

ADITIVAS
ADVERSATIVAS
ALTERNATIVAS
EXPLICATIVAS
CONCLUSIVAS

ORAÇÕES COORDENADAS SINDÉTICAS ADITIVAS


Expressam idéia de soma, adição. Conjunções: e, nem (e não), mas também, como também.

Exemplo:
Ele não só conhecia a cidade, mas também os melhores pontos turísticos.
Não só estudava como também ensinava.
Telefonou e comunicou sua decisão ao chefe.

ORAÇÕES COORDENADAS SINDÉTICAS ADVERSATIVAS


Expressam idéias contrárias à outra oração. Conjunções: mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto.

Exemplo:
A população fez várias passeatas, mas não conseguiu bons resultados.
Viajou para Londres, contudo não esquecia Recife.
O problema era facilmente resolvido, entretanto poucos conseguiram resolvê-lo.

ORAÇÕES COORDENADAS SINDÉTICAS ALTERNATIVAS


Expressam idéia de exclusão, alternância. Conjunções: ou... ou, ora... ora, já... já, quer... quer.

Ora estudava matemática, ora estudava português.
Procure chegar cedo ou não conseguirá a vaga.

ORAÇÕES COORDENADAS SINDÉTICAS EXPLICATIVAS


Expressa uma justificativa, explicação, contida na outra oração coordenada. Conjunções: pois (anteposta ao verbo), porque, que visto que.

Exemplo:
Recife está intransitável, pois é repleta de buracos em suas ruas.
Não vou sair à noite, porque vou fazer uma prova importante amanhã.

ORAÇÕES COORDENADAS SINDÉTICAS CONCLUSIVAS


Expressa uma idéia de conclusão do fato contido na oração anterior. Conjunções: logo, portanto, pois (colocada após o verbo), assim, por isso.

Exemplos:
Conseguimos bater a meta, portanto podemos comemorar o nosso sucesso.
Acreditamos na igualdade entre os povos; por isso devemos lutar por uma distribuição de renda melhor.

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS


1. Relacione as orações coordenadas por meio de conjunções:

a) Ouviu-se o som da bateria. Os primeiros foliões surgiram.
b) Não durma sem cobertor. A noite está fria.
c) Quero desculpar-me. Não consigo encontrá-los.

Respostas:

Ouviu-se o som da bateria e os primeiros foliões surgiram.
Não durma sem cobertor, pois a noite está fria.
Quero desculpar-me, mais consigo encontrá-los.

2. (PUC-SP) – Em: “... ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas...” a partícula como expressa uma idéia de:

a) causa
b) explicação
c) conclusão
d) proporção
e) comparação

Resposta: E

A conjunção como exercer a função comparativa. Os amplos bocejos ouvidos são comparados à força do marulhar das ondas.

POLISSEMIA CONJUNTIVA E A ORAÇÃO COORDENADA


Conjunção pois: pode caracterizar as seguintes orações:

CONCLUSIVA » não inicia a oração, aparece entre vírgulas ou separada da oração por uma vírgula.

Exemplo:

Henrique está louco; devemos, pois, interditá-lo.

EXPLICATIVA » inicia a oração e pode ser substituída pelas conjunções explicativas porque e que.

A conjunção e pode assumir valor adversativo.

Exemplo:
Convidei vários amigos e nenhum veio ao jantar.
(Convidei vários amigos mas nenhum veio ao jantar).

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS


3. (FUVEST – SP) – “Entrando na faculdade, procurarei emprego”, oração sublinhada pode indicar uma idéia de:

a) concessão
b) oposição
c) condição
d) lugar
e) conseqüência

Resposta: C

A condição necessária para procurar emprego é entrar na faculdade.

4. (Univ. Fed. Santa Maria – RS) – Assinale a seqüência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.

1. Correu demais, ... caiu.
2. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz.
3. A matéria perece, ... a alma é imortal.
4. Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes.
5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde.

a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto
b) por isso, porque, mas, portanto, que
c) logo, porém, pois, porque, mas
d) porém, pois, logo, todavia, porque
e) entretanto, que, porque, pois, portanto

Resposta: B

Por isso – conjunção conclusiva.
Porque – conjunção explicativa.
Mas – conjunção adversativa.
Portanto – conjunção conclusiva.
Que – conjunção explicativa.

5. Reúna as três orações em um período composto por coordenação, usando conjunções adequadas.

Os dias já eram quentes.
A água do mar ainda estava fria.
As praias permaneciam desertas.

Os dias já eram quentes, mas a água do mar ainda estava fria, por isso as praias permaneciam desertas.






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